Fibra de Trigo

fibra_trigo_farelo
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 10g (uma colher de sopa).
Quantidade por porção   %VD(*)
Valor Energético 18kcal = 75 kJ 1
Carboidratos 2g 1
Proteínas 1,5g 2
Gorduras Totais 0g 0
Gorduras Saturadas 0g 0
Gorduras Trans 0g **
Fibra Alimentar 4,7g 19
Sódio 0mg 0

(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2000Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

(**) VD não estabelecido


A fibra ou farelo de trigo é a película externa da parte comestível do grão de trigo, que não é digerida pelo organismo humano. É basicamente a casca do grão de trigo e compõe aproximadamente 12% deste.

 BENEFÍCIOS À SAÚDE:

Nutricionalmente, o farelo contribui com cerca de 78% da fibra contida no grão e com 68% dos minerais. A grande maioria do tipo insolúvel de função muito importante: ela absorve água e forma o bolo alimentar, aumentando a ação muscular dos intestinos, tem-se mostrado eficiente no combate à constipação. Uma dieta rica em fibras evita, também, altas taxas de colesterol e de açúcar no sangue. Desta forma, regulariza as funções gastrointestinais, contribuindo para o bem estar geral do organismo. Elimina toxinas do organismo, aumenta o período de saciedade e conseqüente controle de peso. Na sua composição são encontrados diversos minerais, inclusive o cromo, que possui funções na manutenção do metabolismo dos carboidratos e gorduras.

 COMO CONSUMIR?

Pode ser utilizada no preparo de biscoitos, pães, iogurtes, sopas, bolos, tortas, vitaminas, sucos, feijão, leite, etc, sem alterações de sabor.

 PRINCIPAIS NUTRIENTES:

Fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro e niacina.

 AÇÃO NO DIABETES E COMBATE A OBESIDADE:

O consumo do farelo está associado à diminuição da digestibilidade do amido, implicando numa diminuição do índice glicêmico dos alimentos consumidos que contenham amido. O índice glicêmico mede a velocidade com que o açúcar é absorvido e a quantidade disponível de açúcar do alimento. Quanto mais baixo o índice glicêmico do alimento, melhor para a saúde.

 

 
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