Grings Alimentos Saudáveis
Grings Alimentos Saudáveis

Pense no seu futuro antes de matar uma abelha

‹ voltar

25.01.2018

Pense no seu futuro antes de matar uma abelha

As abelhas foram colocadas na lista de espécies em extinção pelo US Fish and Wildlife Service (FWS) – o Ibama dos EUA. Mas como isso afetará a vida do planeta? Ok, ficaremos sem mel, mas podemos inventar um substituto afinal, nós somos seres pensantes e encontramos solução para tudo. Neste caso, não é bem assim!

FUNÇÃO DAS ABELHAS

As abelhas não são apenas insetos que fazem um barulho no mínimo incômodo, dão uma picada que nos fazem lembrar delas por boas horas de dor, passam o dia rondando canteiros cheios de flores ou são representadas como operárias da indústria do mel em desenhos infantis. As abelhas são insetos polinizadores, agem como órgãos de reprodução das plantas, o Reino Vegetal precisa das abelhas para espalhar poléns para que novas plantas e frutos nasçam e cresçam. Ainda produzem cera, própolis, geléia real e seu veneno é utilizado na apiterapia.

 70% das culturas agrícolas e 1/3 de todos os alimentos que chegam às nossas mesas passam direta ou indiretamente pela polinização das abelhas.

AS ABELHAS NO MUNDO

 O problema mais grave é encontrado no Havaí mas desde 2006, apicultores do mundo inteiro têm reclamado que as populações do inseto caíram. De 2012 para 2013, 31% das abelhas dos EUA tinham desaparecido; na Europa, naquele período, o número chegou a 53%, e no Brasil, a quase 30%.

 CONSEQUÊNCIAS

Sem as abelhas, tanto a renovação das matas e florestas, como a produção mundial de frutas e grãos ficariam comprometidas. O equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade sofreria um sério impacto, o que afetaria diretamente o ser humano de diversas maneiras.

Albert Einstein (1879 - 1955) com toda a sua sabedoria e percepção indiscutíveis, lançou o seguinte pensamento sobre a ausência das abelhas no mundo:

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”  

Sem polinizadores não haveria alimento suficiente para abastecer a necessidade atual e crescente da humanidade.

Além do mel, teremos que inventar substitutos para outros alimentos como maçã, pera, laranja, melão, melancia, café, castanha, abacate, morango, mirtilo, pepino, soja, pêssego, abóbora, cebola, castanhas, entre várias outros, além da cultura do algodão, que dependem diretamente da polinização feita pelas abelhas.

CAFÉ DA MANHÃ COM ABELHAS:

CAFÉ DA MANHÃ SEM ABELHAS:

           

EFEITOS NA ECONÔMIA      

O desaparecimento das abelhas pode causar sérios problemas à economia. Hoje, estima-se que 10% do PIB agrícola estejam representados pelos serviços ecossistêmicos da polinização. Esse número representa mundialmente mais de 200 bilhões de dólares por ano, montante equivalente ao PIB de países como Grécia, Ucrânia, Catar, República Tcheca, Peru, Iraque, Nova Zelândia e Argélia. O impacto também seria grandioso no setor industrial alimentício, afetando corporações de diferentes segmentos que dependem das culturas polinizadas.

CAUSAS

 Ainda não se sabe ao certo qual é o real motivo da diminuição das abelhas no mundo e é exatamente este o problema. Quando não sabemos a causa, não temos a solução e a tendência é que o quadro se agrave.

            Há algumas teorias:

            - Aplicação indiscriminada de pesticidas

            - Desmatamentos e queimadas

            - Existências de parasitas e vírus que matam as abelhas

            Saiba mais em: http://www.semabelhasemalimento.com.br/home/causas/

 

 AINDA HÁ TEMPO

Existem 25 mil espécies de abelha e entraram para a lista de extinção apenas 7. Mas, se não tomarmos providências e orientarmos a população mundial, as futuras gerações poderão sofrer graves consequências com a falta destes pequenos mas tão significantes insetos.

 

Fontes consultadas:

https://exame.abril.com.br/tecnologia/abelhas-entram-para-a-lista-de-especies-em-extincao/

http://www.semabelhasemalimento.com.br/home/consequencias/

http://www.semabelhasemalimento.com.br/home/causas/

Fontes da imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=oxJeAdtb96s

http://www.semabelhasemalimento.com.br

Posts mais lidos

21.03.2016

Cardápio semanal: como planejar suas refeições da semana

  DICAS DE MULHER  DICAS DE SAÚDE O planejamento é importante para variar os pratos ao longo da semana e orientar as compras, [...]

15.01.2015

Matcha: perguntas e respostas

  O que é o matcha? O Matcha é o resultado do processamento integral de folhas premium de primeira colheita do chá verde (Camell [...]

25.01.2016

Vantagens do chá com leite

Culturalmente, o brasileiro prefere tomar o seu chazinho quente no inverno antes de dormir. Talvez pelo nosso clima tropical, bebidas quentes não são [...]

Grings Alimentos Saudáveis © 2018