Grings Alimentos Saudáveis
Grings Alimentos Saudáveis

Matcha: perguntas e respostas

‹ voltar

15.01.2015

Matcha: perguntas e respostas

 

O que é o matcha?

O Matcha é o resultado do processamento integral de folhas premium de primeira colheita do chá verde (Camelliasinensis), cultivadas à sombra, secadas e moídas por processos especiais, para que suas folhas produzam e mantenham  uma maior quantidade de substâncias antioxidantes, aminoácidos e clorofila, além de apresentarem um sabor delicado e mais adocicado. Por manter todas as partes da folha do chá verde, o Matcha possui maior concentração de antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos, em especial a l-theanina. É o chá tradicional usado na famosa cerimônia do chá no Japão e foi trazido da China por monges budistas.

Onde é encontrado para comprar? Qual é a forma de consumo?

O Matcha apesar de já ser há muito tempo consumido na Ásia e ter conquistado europeus e norte-americanos, é recém chegado ao Brasil através de uma parceria entre a Taiyo do Japão, R & S Blumos e Grings Alimentos Saudáveis. Ele já pode ser encontrado em sua forma gourmet em lojas de alimentos naturais e saudáveis a grandes redes que reservam espaço em suas gôndolas para este segmento de produtos especiais e muito em breve e outras apresentações e receitas prontas.

O Matcha é considerado um ingrediente gourmet, podendo ser utilizado em uma infinidade de receitas e preparações. Desde simplesmente diluído em água quente para ser consumido tradicionalmente como chá, utilizando-se utensílios próprios para MatchaTea, ou em água fria para ser consumido como refresco, misturado ao leite para se fazer um delicioso e cremoso MatchaLatte , em sorvetes base leite ou base fruta, ou ainda  com chocolate branco; e para nossa surpresa fica delicioso em receitas de pães, bolos, biscoitos, molhos, mousses, chocolates e doces em geral (brigadeiro com o Matcha Gourmet Grings fica uma delícia!). Em alguns sites de culinária gourmet é possível encontrar receitas de massas de macarrão e até queijos e salsichas feitos com matcha!

Quais são os seus benefícios?

Além de todos os benefícios já citados do chá verde, o Matcha possui alguns diferenciais:

- possui propriedades termogênicas maiores, por preservar melhor todos os polifenóis, aumentando a queima de calorias em até 40%, contribuindo para a perda de peso e combate à obesidade.

- Dentro da classe das catequinas está a epigalocatequina-3-galato (EGCG) em abundância no chá verde, chegando a representar cerca de 50% do total das catequinas encontradas nele. A EGCG possui uma potente atividade antioxidante. Foi comprovado que ela aumenta a termogênese e a oxidação de gorduras, promovendo a perda de peso; previne a formação dos radicais livres que poderiam causar danos às células devido a uma estreita relação entre a atividade antioxidante e a prevenção de doenças cardíacas, atividade anti-inflamatória e antitumoral.

- Contém L-theanina, aminoácido responsável por promover bem estar e relaxamento e retirar os efeitos colaterais da cafeína; aumenta a concentração, porque atua aumentando a produção de ondas alpha no cérebro. Monges budistas consomem matcha para ajudar a manter a concentração durante os períodos de intensa meditação;

-Contém clorofila, com comprovados efeitos detoxificantes no organismo, sendo que pela presença de polifenóis associados o matcha é considerado um detoxpremium.

 O que é e quais são os benefícios da l-theanina?

A L-theanina é um aminoácido encontrado unicamente no chá verde. Ele é capaz de atravessar a barreira sangue-cérebro e possui propriedades neuroprotetoras, melhora o humor, promove o relaxamento e reduz o estresse. Ela causa relaxamento sem causar sonolência.

Há alguma contra indicação no consumo do chá verde?

Não há uma contra indicação específica, porém, gestantes, idosos e crianças que possuem necessidades nutricionais diferenciadas devem evitar seu consumo excessivo, além de pessoas com insônia e gastrite, pelo seu teor de cafeína e o seu consumo noturno pode tirar o sono das pessoas mais sensíveis à cafeína.

Qual a quantidade recomendada de consumo diário?

Não há uma dosagem especificada porque afinal se trata de um alimento, porém por conter cafeína, cerca de 2% no matcha puro, 10g consumidas ao longo de um dia irão fornecer cerca de 200mg de cafeína, enquanto, na média, uma xícara de café espresso entrega 100mg de cafeína e uma lata de energético, 80 mg de cafeína.

Posts mais lidos

21.03.2016

Cardápio semanal: como planejar suas refeições da semana

  DICAS DE MULHER  DICAS DE SAÚDE O planejamento é importante para variar os pratos ao longo da semana e orientar as compras, [...]

25.01.2016

Vantagens do chá com leite

Culturalmente, o brasileiro prefere tomar o seu chazinho quente no inverno antes de dormir. Talvez pelo nosso clima tropical, bebidas quentes não são [...]

19.02.2015

Série Lecitina de Soja: conheça

A lecitina é a designação dada a uma mistura de glicolipídeos, triglicerídeos e fosfolipídeos (por exemplo: fosfatidilcolina, [...]

Grings Alimentos Saudáveis © 2018