Grings Alimentos Saudáveis
Grings Alimentos Saudáveis

Consumo de Fibras e Saúde

‹ voltar

28/01/2015

Consumo de Fibras e Saúde

A partir da ocidentalização da dieta, reconhecidamente pobre em fibras, e do aumento das enfermidades nutricionais, principalmente do sobrepeso e obesidade, a comunidade científica passou a recomendar uma alimentação rica em fibras.

 

BENEFÍCIOS DAS FIBRAS

- Redução do colesterol e do mau colesterol (LDL)

- Aumento do colesterol bom (HDL)

- Redução dos triglicérides

- Controle do diabetes

- Redução da pressão arterial

-Aumento da sensação de saciedade

- Alívio da prisão de ventre

- Prevenção de problemas no intestino, como inflamações e câncer

FIBRAS E EMAGRECIMENTO:

As fibras ajudam a emagrecer porque auxiliam na saciedade.

O estudo  publicado no American Journal of Clinical Nutrition, comprovou que consumir mais de 10g de fibras por dia diminui a circunferência da barriga.

Pesquisadores analisaram durante seis anos os hábitos alimentares de quase 90 mil europeus saudáveis entre 20 e 78 anos, e concluíram que o consumo de fibras está inversamente associado com o ganho de peso e com o aumento na medida da cintura.

“As fibras provenientes dos cereais integrais foram as mais relacionadas à diminuição da barriga naquelas pessoas que incluíram esse tipo de fibra na alimentação.”

                                                                                                                                                               

FIBRAS E CORAÇÃO:

Diversas pesquisas sobre o assunto já apontaram que elas são poderosas armas contra problemas cardíacos e ótimas para combater o colesterol, além de atuarem contra o diabetes.

“As doenças cardiovasculares estão associadas a altas taxas de colesterol no sangue. Os estudos mostram que 6g de fibra a mais na dieta representam uma diminuição do fator de risco de infarto na ordem de 25%.”

 O gel formado pelas fibras dificulta a absorção do colesterol no intestino.

FIBRAS E INTESTINO:

 Uma dieta rica em fibras evita problemas como constipação intestinal (prisão de ventre), diverticulose (inflamação no intestino grosso), hemorróidas e câncer no intestino.

Posts mais lidos

15/01/2015

Matcha: perguntas e respostas

  O que é o matcha? O Matcha é o resultado do processamento integral de folhas premium de primeira colheita do chá verde (Camell [...]

19/02/2015

Série Lecitina de Soja: conheça

A lecitina é a designação dada a uma mistura de glicolipídeos, triglicerídeos e fosfolipídeos (por exemplo: fosfatidilcolina, [...]

20/02/2015

Matcha Gourmet Grings no Blog Trilhas de Chá

Cris Viana, autora do Blog Trilhas de Chá, da sua caneca até os confins do mundo! é muito curiosa, e de tanto beber chás, resolveu seguir [...]

Grings Alimentos Saudáveis © 2018