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Alimentos mais potentes que cosméticos

25/01/2018

A indústria cosmética cresce a cada ano e parece ser um dos poucos setores não afetados pela crise econômica que assola muitos países. Parece não haver contenção de gastos quando o assunto é a beleza pessoal.

A qualidade dos produtos utilizados sem dúvida é importante, mas mais importante que passar cremes no corpo e nos cabelos é ter uma alimentação que contribua para o fortalecimento e crescimento saudável dos fios e unhas, além de uma pele bonita e hidratada.  Certos alimentos contêm substâncias com poder de cosmético. Saiba como melhorar a aparência comendo os alimentos certos. A beleza vem de dentro para fora!

CABELOS:

PROTEÍNA:  é a principal fonte de nutrição para o cabelo e é encontrada em carnes, peixes, leite, queijos, ovos, leguminosas (feijões), grãos e sementes como quinoa, amaranto, linhaça, girassol, abóbora e gergelim, castanhas e nozes.

CISTEÍNA: aminoácido presente no alho, cebola, brócolis, couve-de-bruxelas,aveia e germe de trigo. Deve ser ingerida associada com vitamina C (limão, acerola, abacaxi, maracujá).

VITAMINA A: vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa,fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados

VITAMINA E: presentes em algas, gérme de trigo, gergelim, óleos vegetais prensados a frio (óleo de coco) 

VITAMINAS DO COMPLEXO B: grãos integrais, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc.), levedo de cerveja

MAGNÉSIO: grãos integrais, vegetais verde escuros (couve, brócolis, rúcula), melado de cana, oleaginosas e abacate

ZINCO: leguminosas (feijão, soja, lentilha), sementes e grãos integrais, farelo de trigo e leite.

UNHAS:

As unhas gostam de proteínas e vitaminas, como os cabelos e de mais nutrientes:

ENXOFRE:  verduras escuras, repolho e sementes

POTÁSSIO: banana, cenoura,  pepino, na salsa e em todas as sementes.

SILÍCIO: espinafre, cebola, alho e cavalinha.

ZINCO: feijão, soja, lentilha, oleaginosas, sementes e grãos integrais , farelo de trigo, leite.

FERRO: Carne bovina, atum, salmão, ovos, feijões, açaí, vegetais folhoso escuros

CÁLCIO: Couve, brócolis, agrião, rúcula, espinafre, repolho, algas, sementes de gergelim, queijo tofu

PELE:
Além das dicas válidas para o cabelo e para as unhas, é importante consumir:

FIBRAS: cereais integrais, grãos e sementes, como aveia e semente de gergelim, por exemplo, verduras e legumes. As fibras melhoram o funcionamento do intestino, que faz com que o corpo libere as toxinas.

ÁGUA: a pessoa bem hidratada tem a pele bonita.

EVITE: o consumo em excesso de álcool, cafeína, sal, açúcar e comida industrializada em excesso. As carnes vermelhas e laticínios também deixam resíduos de toxinas e devem ser consumidos moderadamente.

Veja na próxima matéria a mistura da beleza, fácil de preparar, fácil de consumir e você sentirá os resultados na pele, literalmente!

Marilia Z. Toledo Betito

Nutricionista - CRN315843