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10 dicas para montar sua marmita saudável

12/01/2018

Comer bem não significa gastar muito...desde que você tenha decidido fazer suas refeições em casa. Mais alguém notou como está caro comer fora? Levar marmita para o trabalho ou para seu curso ou viagem está mais do que na moda, tornou-se essencial. E podemos unir essa oportunidade de preparar nossas refeições àquela promessa antiga de começar a se alimentar melhor, de forma mais saudável e chegar ao peso tão desejado.

(Está com pressa? Vá direto para as nossas dicas...lá embaixo)

Quem é um pouquinho mais velho deve lembrar daquelas marmitas de alumínio retângulares que precisavam ser esquentadas em banho Maria ou ainda aquelas em formato de panelinha que podiam ir diretamente na boca do fogão. Dava até um desânimo na hora de comer! Muitas pessoas não conseguiam ver a comida toda misturada ali. Vamos combinar que realmente o aspecto não era dos melhores.

Hoje, graças a evolução, temos lindas marmitinhas coloridas, cheias de divisórias que podem manter a beleza da nossa refeição e serem esquentadas no micrrondas em poucos minutos num simples ato de apertar dois botões. Ou ainda as marmitas térmicas que conservam a comidinha que a mamãe fez quentinha só pra você!

Não podemos esquecer ainda de uma das invenções mais legais para quem se amarra numa refeição saudável e descolada... a salada no pote!

Para economizar e ter mais saúde, nossa sugestão é que você leve suas refeições com você. Veja as nossas xx dicas:

1) Pense em qual tipo de marmita irá lhe atender melhor analisando alguns fatores: Aonde será realizada a refeição? Como irei aquecê-la? Tenho utensílios disponíveis comerei diretamente na marmita?

2) Aposte em potes com divisórias.

3) Se sair de casa muito cedo, o ideal é já deixar a marmita pronta na noite do dia anterior. Desta forma não correrá o risco de acordar atrasado e deixar a marmita para trás.

4) Programe seu cardápio antecipadamente para que não falte nenhum dos grupos alimentares na composição da sua marmita saudável.

5) Coloque a salada crua em um recipiente separado (folhas e legumes crus não precisam ser aquecidos e separá-los antes de aquecer a marmita não será prático).

6)Saiba qual a melhor forma de congelar cada tipo de alimento, para conseguir cozinhar tudo no final de semana e deixar separados em potinhos no freezer, sem estragar e nem perder nutrientes;

7)Varie os ingredientes para não cansar da comida;

8)Qualquer que seja a sua opção de carne, se houver, o melhor é levar tudo picadinho, para não ficar seca nem borrachuda;

9)Quando fizer macarrão, leve o molho num potinho separado, e só junte na hora de aquecer;

10)Na hora de montá-la, pense na seguinte proporção para que ela seja saudável:

½ de legumes e verduras

¼ de cereais integrais (arroz integral, macarrão integral)

¼ de fonte de proteína (vegetal ou animal: leguminosas, quinoa, carnes ou ovos)

Salada com verduras e legumes crus separadamente e para sobremesa, fruta!

 

Fonte da foto: http://www.dietaja.org/alimentos/marmita-saudavel/

Marilia Z. Toledo Betito

Nutricionista Grings Alimentos Saudáveis