gringsalimentos
 
‹ voltar

Cúrcuma: o super alimento que trata e previne doenças

08/01/2018

A curcumina é a substância ativa principal da cúrcuma, tempero amplamente utilizado na cozinha oriental  e muito utilizado na Medicina Ayurvédica há séculos, com propriedades terapêuticas incluindo antioxidante, anti-inflamatória, e anticarcinogênica. Seus benefícios são comprovados científicamente e recentemente tem despertado aumento do interesse dos seus efeitos no meio científico no auxilio do tratamento de inúmeras doenças.

Seus efeitos vão desde tratamento de doenças inflamatórias até auxílio no tratamento de Alzheimer, tome nota de alguns efeitos da curcumina:

CURCUMINA E AÇÃO ANTIOXIDANTE

Através de sua estrutura química a curcumina pode impedir os radicais livres de agirem. Ela ainda estimula a atividade das enzimas antioxidantes do corpo.

CURCUMINA E AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA

A curcumina tem forte efeito anti-inflamatório e demonstra eficácia comparada com drogas anti-inflamatórias. Possui ainda ação preventiva ao aparecimento de várias doenças crônico degenerativas. Ótima opção para auxiliar no tratamento de dores musculares em  atletas!

CURCUMINA E O COMBATE À OBESIDADE

A obesidade é reconhecidamente uma doença inflamatória. Há evidências científicas de que os compostos biologicamente ativos da cúrcuma diminuam a resposta inflamatória facilitando o processo da queima de gordura.

CURCUMINA X CÂNCER

A curcumina pode produzir efeitos antitumorais em pessoas com lesões pré cancerosas. Pode também afetar o crescimento, desenvolvimento e disseminação de diferentes tipos de câncer em nível molecular.

CÚRCUMA + PIMENTA PRETA: UM ANTI DEPRESSIVO NATURAL

Juntos, curcumina e piperina podem aumentar os níveis de serotonina e dopamina podendo ser utilizados como um antidepressivo natural no tratamento da depressão.

EFEITOS DA CURCUMINA SOBRE A DOENÇA DE ALZHEIMER

Encontrou-se em vários benefícios da curcumina na prevenção e tratamento da Doença de Alzheimer, além de agir na fisiologia da doença demonstrou melhora na memória geral dos pacientes.